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GESTÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

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João Carlos de Souza Anhaia Gino

 

Tese - Início em 2019

 

Gestão, liderança e clima escolar em escolas eficazes situadas em regiões de alta vulnerabilidade social. A pesquisa encontra-se em estágio inicial e seu objetivo central é analisar a relação entre a gestão, a liderança e o clima escolar em escolas eficazes dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia trabalha com a abordagem qualitativa-quantitava da pesquisa social, e o seu campo de pesquisa situa-se em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. O referencial teórico da pesquisa fica a cargo de literaturas do campo da gestão escolar e da sociologia da educação, em especial aquelas que abordam as desigualdades educacionais, a eficácia escolar e a equidade na escola.   

Luisa Gomes de Almeida Vilardi

 

Tese - Início em 2017

 

Racionalização burocrática e o uso dos dados: burocratas de médio escalão e os sistemas de gestão e avaliação de Minas Gerais. A presente pesquisa tem como objetivo investigar quais são os usos dos dados disponibilizados no Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) pela gestão de quatro escolar da rede estadual de Minas Gerais. Para tanto, faremos Estudos de Caso com observações do cotidiano escolar, aplicação de questionários e realização de entrevistas com diretores(as); vice-diretores(as); secretário(a); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); professores(as); Superintendentes Regionais de Ensino; servidores(as) do Serviço de Documentação e Informações Educacionais - SEDINE; e Equipe Técnica responsável pelo Simade e Simave.

Marina Meira de Oliveira

 

Tese - Início em 2019

 

A implementação da Base Nacional Comum Curricular em escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro: percepções e ações dos agentes implementadores. A pequisa busca compreender como as escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro estão se (re)estruturando para implementar a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. O foco de análise recai sobre as percepções dos professores e gestores a respeito da política em tela, e a forma como tais percepções impactam suas práticas, explorando a relação desse processo com o combate e/ou reprodução das desigualdades. Para além de uma análise documental, serão realizadas entrevistas e observações do cotidiano escolar em quatro escolar da rede que atendam a um público do mesmo nível socioeconômico, mas que tenham alcançado resultados distintos nas avaliações nacionais.

Natália Pereira Lima Viana

 

Tese - Início em 2018

 

Formas de provimento ao cargo de diretor e liderança: um estudo compartivo entre escolas públicas municipais. A pesquisa pretende analisar as relações entre as diferentes formas de provimento ao cargo de diretor em escolas públicas brasileiras, especificamente a "consulta a comunidade" e "indicação" com a constituição da liderança do diretor. Esse trabalho está inserido no debate sobre efeito-escolar e eficácia escolar. De modo mais específico, refere-se aos estudos sobre a escolha do diretor, o reconhecimento da liderança por parte da comundade escolar (professores, pais e alunos) e os impactos dessas relações no desempenho de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (verificado pela Prova Brasil).

Paulo de Carvalho Júnior

 

Tese - Início em 2019

 

Avaliação escolar e gestão de escolas alemãs no exterior: experiências no Rio de Janeiro e em São Paulo. A pesquisa investiga como o sistema de avaliação adotado junto às escolas alemãs no exterior lhes fornece subsídios para sua gestão e seu processo contínuo de desenvolvimento institucional. A proposta é examinar as experiências do sistema de avaliação praticado pelo Escritório Central para Educação no Exterior, orgão vinculados à Conferência dos Ministros da Cultura, instância equivalente ao Ministério da Educação na Alemanha, e identificar em que medida ele apoia a gestão dessas escolas nos níveis pedagógico, organizacional e político. Além disso, ao verificar a qualidade do ensino, pretende-se investigar se o sistema fomenta seu desenvolvimento contínuo em âmbito local, respeitando a autonomia e a diversidade dessas instituições de ensino frente aos órgãos de controle. Por fim, a pesquisa visa a contribuir para as reflexões, discussões e práticas de gestão escolar nos contextos públicos e privado no Brasil.

Fernanda Colmenero Melo de Moura

 

Dissertação - Início em 2019

 

Educação Integral: conceitos e discricionariedade dos burocratas de nível de rua no processo de implementação do Programa Novo Mais Educação. O presente projeto de pesquisa se propõe a investigar como o conceito de discricionariedade se aplica aos burocratas de nível de rua (monitores) responsáveis pela implementação do programa federal Novo Mais Educação. O estudo mescla dados quantitativos e qualitativos tendo como campo de pesquisa a cidade 

Fernanda Colmenero Melo de Moura

 

Dissertação - Início em 2019

 

Educação Integral: conceitos e discricionariedade dos burocratas de nível de rua no processo de implementação do Programa Novo Mais Educação. O presente projeto de pesquisa se propõe a investigar como o conceito de discricionariedade se aplica aos burocratas de nível de rua (monitores) responsáveis pela implementação do programa federal Novo Mais Educação. O estudo mescla dados quantitativos e qualitativos tendo ocmo campo de pesquisa a cidade de São Luis no Maranhão.