GESQ

GESTÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

      Extensão
Este espaço se destina a expor os cursos que o GESQ já desenvolveu e ministrou desde sua criação em 2010, em parceria com secretarias municipais e estaduais de educação de diversos estados.
linha cinza .jpg
1. Indicadores Educacionais e Gestão da Escola

 

O curso foi elaborado e ministrado pelos integrantes do GESQ e realizado na Escola de Formação do Professor Carioca (EFPC) Paulo Freire, no período de 1º a 16 de agosto de 2016. A carga horária foi de 40 horas, sendo 30 horas em atividades de sala de aula e 10 horas em atividades extraclasse. As horas-aula presenciais foram distribuídas em 5 encontros presenciais, com a duração de 6 horas cada (dois períodos de 3 horas), realizados de 9h às 12h e de 13:30 às 16:30.

 

Os Professores de Acompanhamento Estratégico do Programa Escolas Em Foco da SME-RJ, alunos do referido curso, foram distribuídos pela coordenação do curso em três turmas (A, B e C), cuja composição considerou as Coordenadorias Regionais de Educação em que atuam, sua formação e experiência profissional.


O curso abordou, dentre outros assuntos, os fatores associados à produção de qualidade e equidade na escola básica; voltando-se para a comparação de desempenho médio dos alunos em diferentes escolas (públicas e particulares, de nível socioeconômico baixo e alto) de mesmo Nível Socioeconômico no Rio de Janeiro.