top of page

Livros

Maria de Fátima Magalhães de Lima. Conselhos escolares, gestão democrática e qualidade de ensino. 2020 Disponível em: APPRIS Editora

RAMOS, A. G. T. M. (Org.) ; MAGALDI, C. A. (Org.) ; VILARDI, L. O. (Org.) ; VILARDI, L. G. A. (Org.) ; FIGUEIREDO, V. F. (Org.) . Políticas públicas educacionais: mediações entre sociedade e sistemas educacionais. 1. ed. Juiz de Fora: Projeto CAEd, Fadepe/JF, 2018. 170p . Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2018/09/Ebook-Pol%C3%ADticas-P%C3%BAblicas-Educacionais.pdf

OLIVEIRA, A. C. P. Gestão, liderança e clima escolar. Curitiba: Appris, 2018, v.1. p.201. Disponível em: Amazon

PAES DE CARVALHO, Cynthia; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado; CANEDO, Maria Luiza (orgs). Gestão e Qualidade da Educação: caminhos e horizontes de pesquisa. Editora CRV. 2018. 250p. Disponível em: Editora CRV

FLÁVIA PEDROSA DE CAMARGO. O direito à educação de alunos com deficiência: aspectos da implementação da política de educação inclusiva. Editora Appris, 2022. Disponível em: Editora Appris

Capítulo de Livros

DE CARVALHO JUNIOR, P. Reflexões sobre formas de implementação da política educacional alemã para o exterior. In: Marques-Schäfer, G.; STANKE, Roberta C. S. F.. (Org.). DaF e Aprendizagem Intercultural/ DaF und interkulturelles Lernen. 1ed.Gießen: Giessen University Library Publications / Tredition, 2021, v. 1, p. 136-152. Disponível em: http://geb.uni-giessen.de/geb/volltexte/2021/15982/pdf/GiFon_17.pdf

WALDHELM, ANDREA PAULA SOUZA Itaboraí: Entre a interferência política e o trabalho técnico na busca pela qualidade na educação. In: Leituras em Educação 7.1ed. Cotia, São Paulo: Opção Editora, 2021, v.1, p. 71-96.

GINO, João Carlos de Souza Anhaia. Superando a reprovação escolar: o caso de uma Escola Municipal de baixo nível socioeconômico. In: Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro. (Org.). Coletânea de monografias Prêmio Anísio Teixeira 2018: O problema da reprovação escolar.. 1ed.Rio de Janeiro: Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro, 2020, v. , p. 29-54. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/12162863/4306448/COLETANEA_PAT2018_CAPANOVA.pdf#page=31

LIMA, R. M. S. ; VILARDI, L. G. A. ; MELO, M. P. C. E. . Proposta de Cooperação Técnico- Pedagógica para três escolas da CDR3 do estado do Amazonas. In: Magaldi, C.A.; Ramos, A.G.; Eveling, D.; Santos, M.A.M.. (Org.). Diálogos e Proposições. 1ed.Juiz de Fora: Projeto CAEd-FADEPE/JF, 2019, v. IV, p. 207-2016.

MENEZES, L. K. S. ; VILARDI, L. G. A. ; KISTEMANN JR., M. A. . A gestão pedagógica em uma escola de ensino médio no Ceará: mapeando os desafios para o uso dos dados. In: Scortegagna, L.; Rivelli,H.; Figueiredo, V. F.. (Org.). CASOS DE GESTÃO Políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: Projeto CAEd - FADEPE/JF, 2019, v. VI, p. 285-295.

OLIVEIRA, M. M.; PAES DE CARVALHO, C. . Enfrentando o fracasso escolar no nível local: A atuação discricionária de professores e diretores escolares na implementação de uma política educacional. In: Roberto Rocha C. Pires. (Org.). Implementando desigualdades: Reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2019, v. , p. 549-570. Disponível em: IPEA

OLIVEIRA, A. C. P. Gestão escolar: contexto, relevância e formação. In: DIÁLOGOS E PROPOSIÇÕES: Planos de Ação para a Rede Estadual de Educação do Amazonas.1 ed.Juiz de Fora: Projeto CAEd-FADEPE, 2019, v.VII, p. 121-129.

 

OLIVEIRA, A. C. P.; PAES DE CARVALHO, C. Principals’ Work in High-Need Schools: Findings from Rio de Janeiro In: Educational Leadership, Culture, and Success in High-Need Schools.1 ed.Charlotte: IAP, 2019, v.1, p. 45-61. Disponível em: https://franklin.library.upenn.edu/catalog/FRANKLIN_9977566342603681

MAY, S. R. G. ; VILARDI, L. G. A. ; ALEXANDRINO, D. F. L. . Entre a teoria e a prática: os desafios para a implementação de uma política pública em duas escolas no estado de Rondônia. In: Eliane Medeiros Borges; Laura Assis; Mônica Motta; Vitor Fonseca Figueiredo. (Org.). Casos de gestão: políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: Projeto CAEd - FADEPE/JF, 2018, v. 5, p. 309-320.

 

BERNADO, E. S. ; SILVA, B. M. ; GINO, João Carlos de Souza Anhaia ; ABREU, V. F. Gestão Escolar e o Programa Mais Educação: olhares sobre a implementação do PME em escolas municipais do Rio de Janeiro. FERREIRA, António Gomes; BERNADO, Elisangela da Silva; MENEZES, Janaína Specht da Silva. Políticas e Gestão em Educação em Tempo Integral - Desafios contemporâneos. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 277-299.

OLIVEIRA, M. M.. A construção da racionalidade moral-pragmática no 'chão da escola': o caso da implementação de um projeto de correção de fluxo em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. In: Ana Carolina Rigoni Carmo; Carlos Bezerra Cavalcante Neto. (Org.). Filosofia, Linguagens e Cognição. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 117-140.

 

OLIVEIRA, A. C. P ; LIMA, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. M. . O diretor escolar enquanto agente implementador das políticas públicas educacionais. In: António Gomes Ferreira; Elisangela da Silva Bernado; Janaína Specht da Silva Menezes. (Org.). Políticas e Gestão em Educação em Tempo Integral: desafios contemporâneos. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 339-364. Disponível em: Editora CRV

 

TEIXEIRA, B. B.; PAES DE CARVALHO, C. ; OLIVEIRA, A. C. P.; LESSA, P. B. Diretores e currículo unificado: uma pesquisa em Minas Gerais In: Estudos sobre a educação brasileira: múltiplos olhares.1 ed.RIO DE JANEIRO: EDITORA PUC-RIO, 2017, p. 179-205.

 

BONAMINO, A. M. C.; OLIVEIRA, A. C. P.; PAES DE CARVALHO, C. Indicadores educacionais, gestão da escola e liderança do diretor In: Formação de gestores escolares para a educação básica : avanços, retrocessos e desafios frente aos 20 anos de normatização da gestão democrática na LDBEN.1 ed.Porto Alegre: Evangraf, 2016, v.1, p. 153-171.

WALDHELM, ANDREA PAULA SOUZA. A gestão democrática na educação: aspectos jurídico-institucionais. In: Escola Hoje: Contexto Contemporâneo.1ª ed. Campos dos Goytacazes: BRASIL Multicultural, 2016, v.01, p. 9-207.

bottom of page