Natália Pereira Lima.jpg

No dia 26 de agosto aconteceu a banca de Qualificação I da doutorando Natália Pereira Lima. Sob a orientação da professora Cynthia Paes de Carvalho e com a participação das professoras Alícia Maria Catalano de Bonamino (PUC-Rio) e Ana Cristina Prado de Oliveira (UNIRIO). A aluna apresentou o trabalho intitulado "Escolha de diretor, liderança e resultados escolares: um estudo em escolas municipais de São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ)"

 

 

O objetivo da pesquisa é analisar as relações entre as diferentes formas de provimento ao cargo de diretor em escolas públicas brasileiras, especificamente a “consulta a comunidade” e “indicação”, com a constituição da liderança do diretor. Esse trabalho está inserido no debate sobre gestão escolar e qualidade da educação no eixo dos debates sobre efeito-escola e eficácia escolar. De modo mais específico, refere-se aos estudos sobre a escolha do diretor, o reconhecimento da liderança por parte da comunidade escolar (professores, pais e alunos) e os impactos dessas relações no desempenho dos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental (verificado pela Prova Brasil).

 

Resumo: Esse projeto de tese se insere no campo da gestão escolar e desigualdades educacionais, especificamente no eixo dos debates sobre efeito-escola, tendo como foco de sua investigação a análise e compreensão acerca das diferentes formas de provimento ao cargo de diretor, seu reconhecimento como liderança e o exercício desta no contexto escolar. Meu interesse de pesquisa está voltado para o entendimento das possíveis relações existentes entre as modalidades de acesso ao cargo de diretor de escola e a legitimidade da liderança desse profissional percebida pelos docentes, assim como os desdobramentos dessas relações sobre os resultados escolares. Entendo que a nomeação de um profissional ao cargo de direção não faz dele necessariamente uma liderança. Por outro lado, existem diferentes tipos ou estilos de liderança que podem ser exercidos por esses diretores e que podem influenciar os processos internos da escola e, consequentemente, seus resultados em diferentes contextos organizacionais. Em que medida a forma de acesso ao cargo de diretor e a liderança deste profissional podem ajudar na promoção de diferentes resultados educacionais? É possível estabelecer alguma relação entre esses elementos? Nessa direção, buscamos investigar a relação entre o reconhecimento da liderança do diretor e as políticas de provimento do cargo de direção da escola — com os resultados acadêmicos dos alunos do 5º do ensino fundamental de duas capitais brasileiras: São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ)".